O Centro de Eventos foi palco da festa de encerramento da VII Semana do Servidor, realizada pela Prefeitura de Fortaleza nesta terça-feira (22/11). O evento reuniu cerca de seis mil pessoas e contou com atrações musicais, premiações e homenagens. O Dia do Servidor Público é comemorado no dia 28 de outubro.

O objetivo da Semana do Servidor é reconhecer a atuação dos profissionais em prol da construção de uma Fortaleza melhor. “Estou prefeito há 6 anos e 10 meses. Ao longo da gestão, tenho contado com o apoio de servidores de diversas áreas. Há um time de pessoas que são diferentes umas das outras, que pensam de formas distintas, mas têm uma paixão que as une: a motivação pela nossa Cidade. Se a gente tem conseguido avançar em áreas e em dimensões sociais, há pessoas motivadas para acolher e atender bem ao cidadão. Hoje, somos o maior PIB no Nordeste, a quinta Cidade do Brasil graças a pessoas trabalhadoras e criativas. Hoje é dia de reafirmar o nosso reconhecimento e a nossa gratidão. Continuaremos até o último dia da gestão dispostos a servir à Capital e à nossa gente”, declarou Roberto Cláudio.

Troféu Servidor Destaque - 2019

Durante a solenidade, o prefeito Roberto Cláudio anunciou o ganhador do Troféu Servidor Destaque de 2019. Cícero Ferreira, de 64 anos, que trabalha na Secretaria Regional VI desde 1997, foi homenageado pelo comprometimento no exercício de suas funções.

Além do ganhador, o colaborador da SEFIN: Adriano Silva e os demais 32 os servidores destaques eleitos pelas Secretarias também subiram no palco para receberem a medalha de SERVIDOR DESTAQUE 2019.

A iniciativa reconhece a dedicação do servidor diante do desempenho de suas atividades em prol de uma gestão mais qualificada. Dentre os critérios estabelecidos, destacam-se pontualidade, assiduidade, nível de compromisso, capacidade de integração e qualidade das relações construídas ao longo da carreira.

Com o troféu em mãos, o Cícero agradeceu a homenagem e descreveu a emoção do momento. “Quero agradecer aos colegas, ao prefeito Roberto Cláudio e a todos os que fazem parte dessa história”, discursou.

Gincana do Servidor

Também foi anunciado o vencedor da I Gincana do Servidor. A equipe Cidadania Ativa, composta por servidores da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) acumulou o maior número de pontos. “A gente concentrou nossas ações na arrecadação de donativos, alimentos e brinquedos para destinar a algumas instituições e na limpeza da Praça da Bandeira, varrendo e pintando. O mais legal disso tudo é demonstrar que o servidor se sente feliz em contribuir quando reconhece o esforço de uma administração. Além de pensar no nosso salário, fomos convidados a pensar no bem-estar da sociedade. Esta gincana explorou isso”, apontou o guarda municipal André Sousa.

A equipe AVANTE SEFIN esteve presente e animou o evento com uma torcida animada. Durante a gincana, a equipe realizou diversas atividades como ação na praça, limpeza de pontos de lixo e doações para instituições.

Iniciadas em 1º de outubro, as atividades da Gincana movimentaram integrantes ativos, inativos, terceirizados e estagiários das secretarias municipais de Fortaleza. A iniciativa, oriunda da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), em articulação com a Coordenadoria Especial de Relações Internacionais e Federativas (Cerif), propôs uma série de desafios, realizados em espaços públicos da Capital, que dialogaram com projetos desenvolvidos pela Prefeitura.

Dentre os intuitos da proposta, destacaram-se a promoção da integração entre diversos órgãos, a disseminação do espírito de solidariedade, o estímulo ao trabalho voluntário, o fomento à gestão responsável de resíduos sólidos e a interação com os logradouros públicos da Cidade.

Ao todo, mais de 30 equipes, com mais de 700 integrantes, participaram de diversas atividades, que contemplaram, pelo menos, dois eixos: Fortaleza Solidária e Fortaleza Mais Ação. A partir de áreas temáticas, tarefas intersetoriais foram executadas.

A programação incluiu um mutirão de limpeza da orla local, o incentivo ao cadastro na plataforma Fortaleza Solidária, a realização de intervenções em praças e Areninhas, a eliminação de pontos de lixo e a arrecadação de resíduos eletrônicos para as Casas de Cultura. Cada ação atendeu a, pelo menos, um dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável.

Dentre os resultados alcançados, elencam-se a adesão de mais de mil novos voluntários ao Fortaleza Solidária, a arrecadação de sete toleradas de alimentos, de 350 quilos de ração animal, de 6.300 livros, de quatro mil brinquedos, além de duas toneladas de material reciclável e 11 mil itens de resíduos eletrônicos. A plantação ou doação de 580 mudas e a requalificação de 26 pontos de lixo endossam o alcance das ações desenvolvidas.

O titular da Sepog, Philipe Nottingham, avaliou positivamente o alcance da iniciativa. “Hoje, foi o momento de celebrar a atuação dos servidores durante a gestão e, também, durante as três semanas de Gincana, em que houve verdadeira mobilização e transformação positiva de nossa Cidade”, considerou.

Na ocasião, a titular da Secretaria da Infraestrutura (Seinf), Manuela Nogueira, propôs a continuidade das ações geradas pelo trabalho voluntário em periodicidade a ser estabelecida.

Apresentações artísticas e culturais

Ainda nesta terça-feira, o evento contou com a apresentação de convidados especiais. Dentre eles, o rapper e empreendedor social, Felipe Rima, que trocou o desejo de comandar o tráfico da comunidade pela determinação de mudar o mundo com poesia, e a idealizadora e fundadora da Edisca, Dora Andrade, que ressignificou tantas vidas por meio de sua escola de dança.

Em clima de festa, o evento foi encerrado com o show do músico, instrumentista e compositor, Dorgival Dantas, que levou o melhor do forró ao palco da cerimônia.