36 estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Fortaleza foram selecionados e receberão premiação. 

A Prefeitura de Fortaleza divulga, nesta sexta-feira (22/11), por meio da Secretaria Municipal das Finanças (Sefin), os ganhadores da 12ª edição do Prêmio Sefin. O resultado pode ser conferido no site www.premiosefin.com.br. Trinta e seis estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Fortaleza foram selecionados e receberão a premiação. Posteriormente, serão informados dia, local e hora da solenidade de entrega das premiações. A ação de educação fiscal visa orientar os alunos das redes pública e particular de ensino sobre a importância dos tributos para a sociedade.

Neste ano, concorreram 4.277 trabalhos. Inspirados no tema “Tributação e políticas públicas”, os estudantes desenvolveram redações, poemas e desenhos. Conforme o edital do Prêmio, os vencedores receberão um smartphone e o professor orientador de cada aluno premiado nas Categorias I, II e III receberá o valor correspondente a R$ 1.000,00 (mil reais) por trabalho premiado, como incentivo à educação fiscal no âmbito da sala de aula.

A comissão julgadora do Prêmio Sefin finalizou, nos dias 19 e 20 de novembro, a avaliação dos trabalhos concorrentes. A análise foi realizada pela comissão composta por 54 profissionais de diversos órgãos e entidades, como Secretaria Municipal da Educação (SME); Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (Sefaz); Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc); Associação dos Professores de Estabelecimentos Oficiais do Ceará (APEOC); Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor); Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), Associação dos Auditores Fiscais da Receita Federal no Ceará (Anfip-CE); Conselho Municipal de Educação (CME); Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Centro Universitário Estácio do Ceará; Secretarias Regionais de Fortaleza; e Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil da 3ª Região Fiscal.

O Prêmio Sefin foi dividido em três categorias: Desenho para alunos do 1º ao 4º ano; Poema para estudantes do 5º ao 8º ano; e uma Redação (texto dissertativo-argumentativo) para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

O Prêmio Sefin tem o objetivo de levar conhecimentos básicos sobre educação fiscal e cidadania aos estudantes das escolas públicas e privadas da Capital. Termos como tributos, bem público, cidadão, direitos e deveres são trabalhados em sala de aula pelo professor, ajudando os alunos a desenvolver os trabalhos que participam da seleção.