Informações Técnicas DES-IF

GERAÇÃO DA DES-IF
A geração da DES-IF será feita pela instituição, através da extração de dados dos seus sistemas próprios, complementados por edição manual quando for o caso. A Secretaria Municipal das Finanças de Fortaleza disponibilizou o aplicativo “programa validador nacional” (Aplicativo PVN), para a importação dos dados que compõem a DES-IF, sua validação, a verificação da assinatura e a transmissão com certificado digital.

 

COMO ACESSAR O SISTEMA  

O programa está disponível por meio do Programa Validador Nacional (PVN), no endereço eletrônico https://pvn.se­fin.fortaleza.ce.gov.br/

O acesso deve ser feito através de usuário e senha ou por certi­ficado digital. Os arquivos a serem validados, que compõem os módulos da DES-IF, deverão estar assinados digitalmente.

O certi­ficado digital deve ser emitido por Autoridade Certifi­cadora credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil, nos termos da lei federal especí­fica, do tipo A1 ou A3, e conter o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ.

O contribuinte poderá acessar um ambiente de homologação para efetuar testes, por meio   do Programa Validador Nacional (PVN), no endereço eletrônico https://pvnh.sefin.fortaleza.ce.gov.br/. Aos responsáveis pela homologação, serão fornecidos login e senha de acesso, via e-mail.

 

O QUE É PVN

Aplicativo (Programa Validador Nacional) disponibilizado pelo Fisco Municipal via “WEB site” ou para ser instalado no ambiente do contribuinte.

 

FLUXO CONTRIBUINTE PVN

1¿ Passo – LOGIN

 A Instituição faz login via representante. O Site PVN faz a atualização automaticamente das versões.

2¿ Passo – EXTRAÇÃO DOS DADOS

 A Instituição extrai de sua contabilidade, através de sistemas próprios, o arquivo conforme a estrutura deste documento.

3¿ Passo – ASSINATURA

O representante legal da Instituição assina o documento utilizando aplicativo privado.

4¿ Passo – IMPORTAÇÃO

O Site PVN importa o arquivo gerado pela Instituição.

5¿ Passo – VERIFICAÇÃO DE CONSISTÊNCIA

O Site PVN executa as rotinas de consistência (tipos “L”, “F” e “C) necessárias através do cruzamento das informações contidas no arquivo e tabelas disponibilizadas pelo Fisco Municipal.

6¿ Passo – VISUALIZAÇÃO

A Instituição, através do Site PVN, visualiza resumo e informações do arquivo importado.

7¿ Passo – ENVIO

O Site PVN envia a DES-IF para o Fisco Municipal.

8¿ Passo – AUTENTICIDADE

O Fisco Municipal verifica a autenticidade (Certificação Digital), a autorização do remetente (Procuração) da DES-IF, a assinatura digital e efetua as demais críticas, tipos “T”, “R” e “A”. Esta última, a de tipo “A”, quando definido pelo Fisco Municipal

9¿ Passo – PROTOCOLO

Após, retorna o protocolo de aceite ou a notificação de rejeição, com os eventuais erros.

10¿  Passo – EMISSÃO DE DAM

Caso o módulo entregue seja o Módulo 2 - Apuração do ISSQN e haja a emissão de protocolo de entrega, serão emitidos os DAM´s correspondentes para recolhimento.