quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Segunda oportunidade de desconto no IPTU e Taxa de Manejo de Resíduo Sólido Urbano (TMRSU) vai até 7 de março

Imagem Destacada

O pagamento em cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), com 6% de desconto, e da Taxa de Manejo de Resíduo Sólido Urbano (TMRSU), com 7,5%, pode ser feito até o dia 7 de março. O contribuinte que optar pelo pagamento dos dois tributos unificados, no mesmo código de barras, receberá mais 2% de desconto no valor do IPTU.

Os boletos de pagamento dos dois tributos estão disponíveis no site da Sefin, na aba Serviços. O contribuinte também poderá ter acesso ao pagamento pela plataforma Fortaleza Digital ou por meio do App Sefin Digital.

Para o contribuinte que optar pelo parcelamento dos tributos, é possível efetivar o pagamento da primeira parcela no mesmo prazo, de forma separada ou unificada, no mesmo código de barra. O pagamento pode ser feito em até 10 vezes, devendo cada parcela ter o valor mínimo de R$ 75,57, com vencimento no quinto dia útil de cada mês.

Descontos

Os cadastrados no programa Nota Fortaleza podem, ainda, acumular descontos no IPTU de 1%, 1,5% e 2%, a partir da pontuação que tem como base o valor das Notas Fiscais de Serviços emitidas e o valor venal do imóvel. Desta forma, os descontos para esse vencimento podem chegar a 10% no IPTU, quando pago unificado.

O contribuinte ainda terá a última opção de pagamento com desconto no IPTU de 4% e TMRSU de 5%, com vencimento no dia 5 de abril. Os descontos acumulados do Nota Fortaleza e pagamento unificado também são válidos para essa última opção de cota única.

Forma de pagamento

O pagamento do boleto pode ser feito na rede bancária conveniada, nas agências lotéricas/CEF ou via cartão de crédito, de qualquer bandeira, com parcelamento em até 12 vezes. Para essa modalidade, o contribuinte deverá acessar o banner de pagamento com cartão, disponível no site da Secretaria.

Atendimento Virtual

Todas as informações referentes à TMRSU e ao IPTU estão disponíveis no site. Além do tira-dúvidas de ambos os tributos, na aba Serviços é possível ter acesso a dois canais de atendimento: o Guichê Virtual e o Fale com a Sefin.
No primeiro, o contribuinte pode conversar com um dos atendentes para solucionar qualquer demanda apresentada, de forma totalmente online, por meio de chamada de áudio e vídeo. Já no Fale com a Sefin, o cidadão pode registrar sua demanda anexando documentos, caso seja necessário, e obter retorno em 48 horas, no máximo.

Caso o contribuinte ainda precise solucionar alguma pendência de forma presencial, é necessário agendamento no site da Sefin. A Secretaria dispõe do atendimento na sede do órgão (Rua Gal. Bezerril, 755 - Centro), e nos Vapt-Vupts Messejana e Antônio Bezerra.