O prefeito Roberto Cláudio se reuniu com os secretários municipais na manhã desta sexta-feira (22/11), no Hotel Gran Mareiro, para dar início à quarta Reunião de Secretariado da Prefeitura de Fortaleza de 2019. Durante a abertura, o Gestor fez um balanço do penúltimo ano de seu segundo mandato e destacou a necessidade de se trabalhar de forma integrada para que todas as obras sejam entregues.

"Esta, em especial, é uma reunião importante porque a gente tem ainda treze meses e meio para entregar a gestão e estamos administrando o maior pacote de investimentos da cidade de Fortaleza. Isso demanda muita capacidade de trabalho integrado, muito planejamento para poder, de fato, entregar à população as creches, as escolas, as reformas de hospitais, novos postos de saúde, novas contratações de médicos, obras viárias e reforma de espaços públicos. Enfim, há uma grande diversidade de obras que temos que entregar e vamos entregar ao longo desses treze meses e meio", disse o Prefeito.

Em seguida, os participantes acompanharam a palestra do médico psiquiatra Galba Lobo Junior sobre grupos e liderança, na qual explicou a importância da utilização das boas relações profissionais para formação de grupos de trabalho homogêneos. Logo após, o titular da Secretaria de Governo, Samuel Dias, realizou apresentação sobre o Programa Mais Ação. Ele exibiu números, metas que já foram batidas e o planejamento para o último ano de gestão. "A Prefeitura está pronta para executar essa grande quantidade de ações, mais de 700 espalhadas por toda a cidade, e o mais importante é que são ações para quem mais precisa, obras nas áreas mais carentes. Um grande programa que está a todo vapor e a gente espera chegar até o final do outro ano com tudo isso concluído", afirmou o Secretário.

O fortalecimento e a união das equipes de trabalho, além da velocidade nos processos e a comunicação acertiva foram os pontos cruciais debatidos na reunião. Segundo o Prefeito, para que o trabalho seja bem executado, é necessário que não haja "curvas". Só assim é possível deixar para a Cidade o maior legado de todos os tempos. "A grande intenção é deixar um legado. Legado de transformação e de melhoria da qualidade de vida, principalmente dos bairros mais pobres de Fortaleza", disse.

Logo depois, nove mesas temáticas foram formadas com as equipes que tiveram o cuidado de planejar as apresentações. Cada secretário teve um tempo para expôr os projetos de sua pasta, as previsões para a entrega das obras e os detalhes dos projetos que estão inseridos no Programa Mais Ação, que foi o tema central da reunião. "Ele é a concretização de um planejamento ainda da primeira gestão e que culminou com mais de R$ 2 bilhões que já estão no caixa da Prefeitura destinados a obras em bairros mais vulneráveis. Estamos trabalhando com toda força para iniciar o que não foi iniciado e, principalmente, entregar as ações que já foram começadas", afirmou Roberto Cláudio.

Durante o encontro, o Prefeito sancionou uma lei que vai garantir mais contratações para a área da Saúde. Serão 54 médicos para os Frotinhas e 600 profissionais para o Instituto Dr José Frota (IJF). "Mais importante que as obras é a gente ter profissionais contratados. Em tempo recorde, a Câmara Municipal aprovou a mensagem de criação de vagas e pudemos contratar e repor equipes que estavam incompletas", declarou o prefeito.

Conforme os secretários iam se apresentando, o prefeito Roberto Cláudio fez questionamentos, orientou e traçou novas metas para as áreas da Saúde, Educação, Meio Ambiente, Mobilidade, Segurança, Cultura, Esporte e Lazer, Economia e Competitividade, Proteção Social e Gestão